Ao iniciar este livro esperava que fosse um livro de fantasia normal, uma história simples que não iria requerer muita atenção, mas foi aí que me enganei.
"Jardins da Lua" é um livro que requer mesmo muita atenção dos seus leitores, muito devido ao seu alto grau de complexidade.
As primeiras páginas do livro foram muito difíceis de ler, tendo em conta a complexidade e, também, o seu ritmo ser lento.
A história desenvolve-se devagar, mas mesmo assim o mundo envolvente é bastante interessante. E é aqui, que a história mais peca para mim; nada é explicado ao leitor, o que me deixou um pouco “à nora”, tive de estar diversas vezes aos pulos entre a parte em que estava a ler e a nota introdutória das personagens para entender o que estava acontecer e para "descobrir" certos elementos presentes na história.
Steven Erikson criou uma história que é "viva", complexa e rica, passa-se num dos mundos completamente original (dos mais originais que já li). No entanto, é também um pouco confusa, tanto que por vezes, pode chegar a tornar-se cansativa.
Como já referi (diversas vezes) este é um livro complicado e complexo, eu até posso dizer que é, sem sombra de dúvidas, o livro mais complicado que já li na minha vida, mas acho que isso é umas das coisas que torna este livro tão especial para além da sua história magistral.
Confesso que embora o livro tenha uma história muito boa, um bom enredo, os seus desfechos sejam muito bons, o livro não me conseguiu cativar e acabei por achar um livro mediano mas que me deixou curioso para os restantes volumes.
6,7/10
0 comentários:
Enviar um comentário