Nem sei como dar opinião a este livro sem fazer spoilers ao volume anterior (Podem ver opinião aqui), mas vou dar o meu melhor para que isso não aconteça.
Autoridade é o segundo volume da trilogia Área X, uma estranha zona contaminada que está cercada por uma fronteira invisível e sem traços de qualquer civilização. Estes são dados que as anteriores expedições foram deixando sob a autoridade de uma agência extremamente secreta que se julga esquecida.
Desta vez o protagonista é John Rodriguez, mais conhecido por Controle. Ele está encarregue do Comando Sul com a função de director, e está a tentar consertar tudo o que há de errado, desde o fracasso da última expedição à 12 expedição que ocorreu no volume anterior Aniquilação.
Depois de Aniquilação, onde pensava que Jeff Vandermeer tinha mostrado ao leitor tudo sobre aquela "mundo" ele surpreende-me com este volume tornando ainda mais bizarro, misterioso e sinistro que o anterior. Este livro, mesmo dando algumas "respostas", deixa o leitor ainda mais confuso e intrigado, o que faz o leitor devorar as restantes páginas até ao final. Este é daquele tipo de livro em que nós criamos os nossos julgamentos,as nossas teorias e que no fim estão completamente erradas (digo isto porque sou o tipo de leitor que sempre que lê um livro suspense cria as teorias mais loucas e que muitas vezes acerta).
Infelizmente não gostei tanto como o anterior, a não ser os últimos capítulos que estão recheados de momentos de terror e de suspense e que me deram uma sensação sufocante que só terminou quando finalizei a leitura. Embora não chegue ao mesmo nível que o primeiro volume não deixou de ser uma leitura agradável e que vai deixar os leitor a desejar pelo terceiro e último volume.
7/10
0 comentários:
Enviar um comentário