A Hora das Sombras de Johan Theorin (opinião)


A Hora das Sombras é o primeiro livro do escritor Johan Theorin, que é mais um autor de policiais nórdico, quem diria que o povo português iria ficar fã dos policiais nórdicos (eu sou fã e vocês?). 
O livro começa na ilha de Öland no ano 1972 com o desaparecimento de Jens um rapaz de 6 anos, que depois de muitas buscas é considerado que a criança caiu ao rio e morreu, ao qual deixa a sua mãe Julia de rastos. Em 1992 passados vinte anos depois do desaparecimento de Jens , Gerlof pai de Julia recebe pelo correio uma sandália que Jens usava quando desapareceu, ao qual o deixa assustado, depois de receber a sandália telefona a sua filha. É ai que ação começa Julia e o seu pai (Gerlof) vai investigar até a última para saber o aconteceu a Jens.
Este livro é contado na perspetiva de três personagens elas são Julia, Gerlof e Nils kant uma homem estranho que mesmo depois de morto assombra a ilha de Öland.
Embora o livro tenha algumas reviravoltas e surpresas que nos vão deixar boquiabertos achei o final um bocado previsível. 
Gostei muitos dos temas que Johan Theorin abordou neste livros obsessão, depressão, alcoolismo e entre outros mas esses foram os que se destacaram mais.
Johan, teve uma  mente brilhante ao criar este enredo fantástico com uma escrita fluída e inteligente.
Em suma é um que embora seja previsível  traz-nos uma leitura agradável, este livro é excelente para quem gosta de saber mais coisas sobre a cultura escandinava.

Para mais informações ver aqui 

9,5/10  

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Formulário de Contacto

Nome

E-mail *

Mensagem *