"Os despojados" tinha tudo para ser dos melhores livros que li este ano. Infelizmente, tornou-se num dos mais aborrecidos e entediantes.
Ursula K. Guin, era uma das autoras que eu mais estava entusiasmado para ler. Tinha grandes expectativas e quando iniciei o livro rapidamente se tornou uma desilusão.
A história deste livro passa-se em dois mundos fictícios, que são : Urras e Anarres. Urras é muito parecido com a Terra, tem recursos naturais, trocas monetárias e está marcado por conflitos entre os seus povos. Por sua vez, Anarres é a lua de Urras, onde impera um sistema capitalista, sendo,neste mundos, o terreno mais desértico.
A nossa personagem principal é Shevek, um físico brilhante que vive em Anarres, e que no início do livro encontra-se a embarcar numa viagem até Urras. Quando chega pensa que pode estar a ser bem vindo até que se apercebe que pode estar a ser usado.
Os Despojados é o primeiro volume da saga "Ciclo Hainish". Esta saga já foi quase toda publicada pela "Publicações Europa-América" e agora a Saída de Emergência optou por fazer uma reedição. Esta é uma longa serie que se não for melhorada de livro para livro acredito que ira perder os seus leitores, pois tem um ritmo tão lento que chega a dar sono.
Uma das coisa que me irritou ao longo da história foi os capítulos serem alternados, um passava-se num mundo e outro noutro e isso acabou por me confundir. Acredito que os grandes amantes de ficção cientifica vão adorar este livro, mas, infelizmente, não foi o meu caso.
Embora o livro tenha sido escrito nos anos 70 consegue ser bastante actual.
5/10
0 comentários:
Enviar um comentário