quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Factos Memoráveis da História de Portugal de Luís António de Almeida Macedo (Opinião)


Por norma não leio livros - não ficção, mas sempre que surge um livro sobre: Portugal, fantasmas, teorias da conspiração faço uma excepção e leio.
Este livro está composto por 51 factos da história do nosso país, alguns desses factos estão relacionados com as nossas conquistas, figuras históricas importantes, batalhas e entre outros. 
Por norma lia 3/4 factos por dia, são tão curtos que por vezes pareciam contos, sempre que estava a ler relembrava-me das minhas aulas de história. Alguns dos factos que mais gosto da nossa história estão incluídos neste livros, tais como, "D. Pedro e D. Inês ", "A Batalha de Aljubarrota", e entre outros.
Embora não seja um amante de história, este livro proporcionou-me uma leitura agradável e permitiu-me relembrar alguns dos acontecimentos e descobrir outros.
Em suma, "Factos Memoráveis da História de Portugal" é um livro que faz jus à nossa história e  certamente irá agradar aos amantes de história ou então alguém que queria saber algo mais.

6,5/10

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

"Carry On - A História de Simon Snow" de Rainbow Rowell (Opinião)


Rainbow Rowel foi-me recomendada diversas vezes, mas nenhum dos seus livros me agradava, até publicarem este. Alguns dos seus leitores disseram-me que, se quisesse começar a ler alguns livros dela, este seria uma óptima escolha. Foi então que decidir iniciar a leitura..
Simon Snow, é a personagem principal deste livro, grande parte  é narrado sobre o seu POV (Ponto de vista). Simon é brilhante, tem um sentido de humor único, sempre que o livro era narrado por ele eu não conseguia parar de rir.
O livro é iniciado com ele a regressar à escola, ao seu sétimo e último ano em Watford. Simon estranha Baz, que é o seu companheiro de quarto e também seu inimigo, ainda não tinha chegado e  já estava a começa a ficar preocupado e com uma pequena obsessão sobre a razão de Baz ainda não ter regressado. Todos na escola sabem que Simon é o escolhido para destruir Humdrum, mas será ele capaz de o destruir ?  
Este era um daqueles livros que conseguia estar uma tarde inteira a falar sobre ele, grande parte seriam elogios. A meu ver o único defeito que deste livro tem e que me irritou profundamente é repetição do nome Braz, diversas vez quando decorria o ponto de vista do Simon era qual coisa "Baz..Baz...Baz", tirando isso é um livro fabuloso.
Para quem não sabe "Carry On - A História de Simon Snow", uma fanfiction do Harry Potter, depois de ler este livro fiquei com uma vontade enorme de ler a saga inteira do Harry Potter, também para quem não sabe este tem a temática "LGBT".
"Carry On - A História de Simon Snow" é um livro fantástico que irá agradar miúdos, graúdos e até adultos. Devo dar os parabéns a editora por apostar num livros com a temática "LGBT" que em Portugal não muito usual.

7/10

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

sábado, 23 de dezembro de 2017

A Sombra da Noite de Robert Bryndza (Opinião)


Após ter terminado a leitura da "A Rapariga no Gelo"- opinião aqui - decidi dar uma espreitadela à sinopse deste livro. Devo diz que fiquei bastante intrigado, por isso iniciei a leitura e logo nas primeiras páginas, fiquei preso ao seu enredo e só o queria terminar.
Neste segundo livro, Erika irá tentar revolver uma série de crimes que estão a acontecer em Londres, mas desta vez as vítimas são homens, eles são encontrados com os braços presos e asfixiados, têm apenas estes detalhes em comum: solteiros, bem sucedidos e com um segredo.
Durante a investigação, Erika terá alguns problemas, mas nada a vai fazer parar. Durante a mesma, ela irá começar a receber mensagens e acaba por perceber que a sua própria vida pode estar em perigo.
Embora este livro siga as bases de um policial simples, achei-o superior ao seu antecessor, neste livro a ação é corrida, ao contraio do anterior, que era muito arrastado e chato. Nesta  história temos de tudo para intrigar o leitor; temos um assassino muito inteligente e calculista (que felizmente esta muito bem construído), uma infância destruída, vinganças, ódios, casamentos arruinados e entre outras coisas que iram prender o leitor da primeira a última página.
Depois de ter lido o  primeiro livro e de não me ter agradado, decidi dar a segunda oportunidade ao autor e agora pensado bem, ainda bem que o fiz, gostei tanto deste livro que estou a esperar ansiosamente que a editora "Alma dos livros" publique o terceiro volume. 
Em suma, "A Sombra da Noite" é um bom livro que felizmente é superior ao volume anterior, no meu ponto de vista o autor conseguiu aperfeiçoar o que falhou no livro anterior e isso tornou este livro melhor, o único ponto negativo deste livro é a revelação do assassino ter sido cedo de mais.  

7/10

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

A Rapariga no gelo de Robert Bryndza (Opinião)


Finalmente peguei no tão aclamado "The Girl In The Ice", publicado em Portugal com o título "A Rapariga no gelo". Quando li algumas opiniões a inglês sobre este livro, só li a dizer que era dos melhores livros já escritos, maravilhoso, fantástico, etc. Quando foi publicado em Portugal comecei a ler opiniões não tão favoráveis sobre o livro.
Antes de começar devo já dizer que adoro a capa e que agradeço a editora por não alterar, mas juro que não compreendo o contexto da mesma, dado que aparece um rosto de olhos fechados e a vitima é encontrada de olhos abertos.
"A Rapariga no gelo", inicia-se com o homicídio de uma jovem que mais tarde é  o seu corpo  num lago congelado, esse corpo pertence a Andrea Douglas-Brown, filha de uma conceituada família londrina . 
A Detective Erika Foster, ficou encarregue do caso de Andrea, a medida que começa a investigar o passado de Andrea, descobre que a sua vida não era tão perfeita como aparentava ser. No decorrer da investigação Erika vai tendo algumas teorias que para alguns não terá lógica, mas que para ela tem. Erika, também descobre que o homicídio de Andrea poderá estar ligado a morte de três prostitutas, seguindo as suas ideias para solucionar este crime Erika é capaz de tudo até colocar a sua vida em risco.
Depois de terminada a leitura, fiquei bastante desiludo com o livro, como já referi anteriormente li criticas negativas sobre o livro e mesmo assim tinha as expectativas altas, mas medida que ia lendo iam sendo destruídas.
 "A Rapariga no gelo " é um policial banal, cheio de clichés e com um final previsível, infelizmente este livro é mais do mesmo, o único dos pontos forte do livro é a fase final chega ser extremamente viciante.
Embora o livro não me tenho proporcionado uma leitura agradável, irei esperar pela leitura do "A Sombra da Noite" que é a continuação e saber se irei continuar ou desistir da serie.

5/10

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

O Fim da Inocência + O Fim da Inocência II de Francisco Salgueiro (Opinião)




Já não fazia uma opinião assim a uns bons anos, poderia te-la feito separadamente, pois são dois livros com historias separadas e que em momento algum se cruzam. No entanto, ambos os livros transmitiram à minha pessoa, a mesma reacção. Por isso, decidi fazer esta junção. 
"O Fim da Inocência" são dois livros que relatam o dia a dia de dois jovens, no primeiro temos a Inês e no segundo o Gonçalo, ambos com nomes fictícios.
Nestes dois livros vamos ver a vida destes adolescentes a cair num poço sem fim, isto tudo devido ao álcool, sexo, drogas, prostituição, jogos sexuais e entre outras coisas. Quando iniciei a leitura destes livros não esperava nada, mas logo nas primeiras páginas fiquei chocado com certos acontecimentos, mas outros nem tanto, pois já tinha conhecimento. Mas para quem anda a leste da vida dos adolescentes, este livro pode ser extremamente chocante.
Gostaria muito de ver estes livros no "Plano Nacional de Leitura" para mostrar aos jovens o que certas e determinadas atitudes podem causar nas suas vidas. Sei que existem livros com a mesma temática ou parecida, no tanto apenas li estes.
Francisco Salgueiro, conseguiu pegar nestas histórias reais e torna-las nuns livros de modo alertar os pais, os educadores, que os nosso jovens colocam a vida em risco sem terem noção das consequências. Depois de ter gostado da forma e como o autor abordou as histórias, irei sem dúvida seguir o escritor e esperar pelos próximos livros.
Sem dúvida que, estes livros serão inesquecíveis, infelizmente por razões menos boas, mas sim pelos seus acontecimentos chocantes e degradantes.

8/10

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O vencedor do World Fantasy Award foi ....


O livro "A Súbita Aparição de Hope Arden" de Claire North, editado pela Saída de emergência  acabou de ganhar o World Fantasy Award para melhor romance!

https://www.tor.com/2017/11/05/announcing-the-2017-world-fantasy-award-winners/

O talento de Claire North é reconhecido e aclamado mundialmente. A capacidade de criar mundos ficcionais distintos reflete-se nos diferentes géneros literários das suas obras. Em 2004 e 2006, Claire North foi nomeada para o prestigiado Carnegie Medal, que reconhece anualmente um livro infantil excecional, por Timekeepers e The Extraordinary and Unusual Adventures of Horatio Lyle, respetivamente. O livro As Primeiras Quinze Vidas de Harry August foi nomeado para o BSFA Award para Melhor Romance (2014) e para o Arthur C. Clarke Award para Melhor Romance de Ficção Científica (2015) e ganhou o John Campbell Memorial Award para Melhor Romance de Ficção Científica de 2015.

A autora vai estar presente na Comic-Con 2017, que se realiza nos dias 15, 16 e 17 dezembro.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A Boa Filha de Karin Slaughter (Divulgação HarperCollins)


Disponível a partir de 18 Outubro 

Título Original: The Good Daughte
Editor: HARPER COLLINS
Páginas: 512
ISBN: 9788491391364
Preço: 17,70€


O novo e deslumbrante romance de uma das autoras mais vendidas do panorama literário internacional: Um thriller absorvente que mistura suspense psicológico com a investigação de um mistério por resolver.
Duas meninas são obrigadas a entrar no bosque com uma pistola apontada. Uma foge para salvar a vida. A outra fica para trás.
Há vinte e oito anos, um crime horrível sacudiu a feliz vida familiar de Charlotte e Samantha Quinn. A sua mãe foi morta. O seu pai, um conhecido advogado de defesa de Pikeville, ficou prostrado de dor. A família desfez-se irremediavelmente, consumida pelos segredos daquela noite pavorosa.
Transcorridos vinte e oito anos, Charlie tornou-se advogada, seguindo os passos do pai. É a filha ideal. Mas quando a violência volta a aumentar em Pikeville e uma grande tragédia assola a localidade, Charlie vê-se imersa num pesadelo. Não só é a primeira pessoa a chegar à cena do crime, mas também o caso desperta as recordações que tentou manter à margem durante quase três décadas. Porque a surpreendente verdade sobre o acontecimento que destruiu a sua família não pode permanecer oculta para sempre.
Cheio de voltas e reviravoltas inesperadas e transbordante de emoção, A boa filha é um romance apaixonante: suspense em estado puro.

Margo de Tarryn Fisher (Divulgação Saída de Emergência)




Disponível a partir de 13 Outubro 

Título Original: Marrow 
Editor: Saída de emergência
Páginas: 288
ISBN:  9789897730795
Preço: 16,60€

Sinopse: 

Em Bone há uma casa. Na casa há uma rapariga. Na rapariga há uma escuridão.
Margo não é como as outras raparigas. Ela vive em Bone, um bairro abandonado, numa casa decrépita, com a sua mãe negligente que não lhe fala há dois anos. Os dias passam e ela sente-se invisível. O seu mundo vira do avesso quando conhece o vizinho Judah Grant, preso a uma cadeira de rodas, que a ajuda a dar mais sentido à sua vida.
Um dia, a tragédia abate-se sobre a pequena comunidade quando uma rapariga de sete anos desaparece. Judah vai tentar ajudar Margo a descobrir o que aconteceu à menina, mas a revelação da verdade irá despertar uma escuridão no seu interior.
Agora Margo está determinada em descobrir molestadores de crianças, e em puni-los, um por um. Mas caçar o mal é perigoso e a jovem arrisca-se a perder tudo, incluindo a sua alma…


terça-feira, 3 de outubro de 2017

A Sombra da Noite de Robert Bryndza (Divulgação Alma dos livros)


Disponível a partir de 13 Outubro 

Título Original:The Night Stalker
Coleção : Erika Foster 
Editor: Alma dos livros
Páginas: 352
ISBN:  9789899993365
Preço: 17,45€

Sinopse: 

Numa noite quente de verão, a inspetora-chefe Erika Foster é chamada à cena de um crime. A vítima, um médico, é encontrada asfixiada na cama. Tem os pulsos amarrados e os olhos parecem querer saltar-lhe das órbitas através do saco de plástico transparente que lhe cobre a cabeça e o sufocou. Alguns dias mais tarde, outra vítima é encontrada exatamente nas mesmas circunstâncias. À medida que Erika e a sua equipa intensificam as investigações deparam-se com um assassino em série inteligente e calculista - que persegue e sabe tudo sobre as vítimas antes de escolher o momento certo para atacar.
As vítimas são homens solteiros, com uma vida muito reservada e um passado envolto em segredo. Porém, podem não ser as únicas pessoas a ser observadas... Erika começa a receber mensagens enigmáticas e a sua própria vida corre perigo. Ela tudo fará para desvendar o mistério que rodeia estes crimes, ainda que isso signifique arriscar a sua carreira na polícia. Imperdível!

domingo, 1 de outubro de 2017

Espada de Vidro de Victoria Aveyard (Divulgação Saída de emergência)


Disponível a partir de 20 Outubro 

Título Original: Glass Sword
Coleção : Red Queen
Editor: Saída de emergência
Páginas: 384
ISBN:
Preço: 18,80€

Sinopse:

O novo e eletrificante capítulo da série Rainha Vermelha intensifica a luta de Mare Barrow contra a escuridão que cresceu na sua alma…

O sangue de Mare Barrow é vermelho mas a sua capacidade Prateada, o poder de controlar os relâmpagos, transformou-a numa arma que a corte real tenta controlar. A coroa acusa-a de ser uma farsa, mas quando ela foge do príncipe Maven – o amigo que a traiu –, Mare faz uma descoberta surpreendente: ela não é a única da sua espécie.
Perseguida por Maven, Mare parte para descobrir e recrutar outros combatentes Vermelhos e Prateados que se juntem à batalha contra os seus opressores. Mas Mare encontra-se num caminho mortífero, em risco de se tornar exatamente no tipo de monstro que está a tentar derrotar.
Será que ela vai ceder sob o peso das vidas exigidas pela rebelião?
Ou a traição e a deslealdade tê-la-ão endurecido para sempre?

sábado, 30 de setembro de 2017

Resultado Passatempo 5 Aniversário do Saboreia os Livros


O Blog saboreia os livros e a Saída de emergência estiveram a sortear um exemplar do livro  "Estou a Ver-te" de Clare Mackintosh para ser o vencedor bastava responder correctamente as questões colocadas.


Qual o nome do outro livro da autora ?
Deixei-te Ir 

Qual o nome da protagonista ?
Zoe Walker

A vencedora foi:
Joana Gomes

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Os Despojados de Ursula K. Guin (Opinião)


"Os despojados" tinha tudo para ser dos melhores livros que li este ano. Infelizmente, tornou-se num dos  mais aborrecidos e entediantes.
Ursula K. Guin, era uma das autoras que eu mais estava entusiasmado para ler. Tinha grandes expectativas e quando iniciei o livro rapidamente se tornou uma desilusão.
A história deste livro passa-se em dois mundos fictícios, que são : Urras e Anarres. Urras é muito parecido com a Terra, tem recursos naturais, trocas monetárias e está marcado por conflitos entre os seus povos. Por sua vez, Anarres é a lua de Urras, onde impera um sistema capitalista, sendo,neste mundos, o terreno mais desértico. 
A nossa personagem principal é Shevek, um físico brilhante que vive em  Anarres, e que no início do livro encontra-se a embarcar numa viagem até Urras. Quando chega pensa que pode estar a ser bem vindo até que se apercebe que pode estar a ser usado.
Os Despojados é o primeiro volume da saga  "Ciclo Hainish". Esta saga já foi quase toda publicada pela "Publicações Europa-América" e agora a Saída de Emergência optou por fazer uma reedição. Esta é uma longa serie que se não for melhorada de livro para livro acredito que ira perder os seus leitores, pois tem um ritmo tão lento que chega a dar sono.
Uma das coisa que me irritou ao longo da história foi os capítulos serem alternados, um passava-se num mundo e outro noutro e isso acabou por me confundir. Acredito que os grandes amantes de ficção cientifica vão adorar este livro, mas,  infelizmente, não foi o meu caso.
Embora o livro tenha sido escrito nos anos 70 consegue ser bastante actual.

5/10

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Carry On de Rainbow Rowell (Divulgação Saída de Emergência )


Disponível a partir de 15 Setembro 

Título Original: Carry On- A história de Simon Snow
Editor: Saída de emergência
Páginas: 400
ISBN:  9789897730795
Preço: 17,70€

Sinopse: 

Esta é a história de Simon Snow, a personagem fictícia que povoava a vida e imaginação de Cath em Fangirl, o fabuloso romance de Rainbow Rowell 

Na famosa Escola de Magia de Watford, Simon desempenha um papel especial: ele é o Escolhido, aquele que irá salvar todos do Mal. Mas a verdade é que, metade das vezes, Simon não consegue fazer a sua varinha funcionar, e, na outra metade, pega fogo a tudo. O seu mentor evita-o, a sua namorada deixou-o, e existe um monstro que se alimenta de magia e que utiliza o rosto de Simon. Para piorar as coisas, Baz, a némesis irritante de Simon, desapareceu. Só pode estar a preparar alguma!
Carry On – A História de Simon Snow está repleto de fantasmas, amor, mistérios. Tem exatamente a quantidade de beijos e de conversa que seria de esperar numa história de Rainbow Rowell – mas muito, muito mais monstros.


quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Passatempo 5 Aniversário do Saboreia os Livros - "Estou a Ver-Te" de Clare Mackintosh


O blog Saboreia os livros juntamente com Marcador tem o prazer de estar a oferecer um exemplar  do livro "Estou a Ver-Te" de Clare Mackintosh . Mas para ser o vencedor terá e seguir todas as regras, acertando correctamente nas perguntas estipuladas no formulário.




Regras do passatempo:
- Meter like na pagina do blog no facebook(aqui).
- Meter like na pagina do facebook da Marcador (aqui)
O passatempo começa hoje, dia 14 de Setembro e termina às 23.59h do dia 26 de Setembro de 2017.
O participante vencedor será escolhido aleatoriamente;
O vencedor será contactado via e-mail;
Apenas poderão participar residentes em Portugal e só será permitida uma participação por residência.
O blogue e a editora não se responsabilizam pelo extravio de livros.



quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Resultado do Passatempo "Os Despojados" de Ursula K. Le Guin


O Blog saboreia os livros e a Saída de emergência estiveram a sortear um exemplar do livro  "Os Despojados" de Ursula K. Le Guin para ser o vencedor bastava responder correctamente as questões colocadas.

Como se chama o protagonista deste livro?
Shevek

Crie uma frase com as seguintes palavras "Saída de Emergência, Ursula, Saboreia os livros, vida "
Com o blog Saboreia os livros tenho sempre um grande prazer em ler os livros da Saida de Emergencia, principalmente os da escritora Ursula, pois ler é vida!


A vencedora foi:
Fátima Martinho



terça-feira, 12 de setembro de 2017

Faz-me Sentir de Beth Kery (Divulgação Saída de emergência)


Disponível a partir de 15 Setembro 

Título Original: Make Me Forget
Coleção: Make Me 
Editor: Saída de emergência
Páginas: 448
ISBN:  9789897102998 
Preço: 17,70€

Sinopse:
Harper McFadden construiu a sua reputação como jornalista de investigação ao ser compassiva mas destemida. Depois de a tragédia atingir a sua família, muda-se para as margens do lago Tahoe em busca de paz. Mas quando o misterioso magnata de software Jacob Latimer entra na sua vida, os seus pensamentos deixam de se focar na sua recuperação para se centrarem num desejo insaciável de estar com ele.  Jacob é um homem que construiu o seu império do nada. Os rumores que envolvem a sua ascensão ao poder são abundantes e ninguém sabe os segredos que esconde no seu passado. Harper seria a última pessoa que ele deixaria entrar na sua vida: ela é a única que pode expor as suas origens ocultas. Mas Jacob conhece aspetos do passado de Harper que o atraem irresistivelmente. A única coisa que ele quer é torná-la sua – e Jacob é um homem que consegue sempre o que quer…


quinta-feira, 7 de setembro de 2017

A Cruz de Fogo de Diana Gabaldon (Opinião)


A Cruz de Fogo é o quinto volume desta saga, este livro ate agora este livro é o maior da saga publicado em português e pelo seu elevado numero de páginas durei muito tempo para o ler.
Finalmente voltei a acompanhar uma das série literárias que mais gosto, para mim era das leituras mais aguardadas este ano e por isso estava muito entusiasmado com o que poderia vir.
Neste livro voltamos a acompanhar a história de  Clarie e Jamie que tentam seguir com a sua vida  cuidando e protegendo a sua família, ao mesmo tempo que sua filha Brianna e seu genro Roger MacKenzie, nascidos no século XX,  tentam adaptar-se a vida do século XVIII.
As histórias de Diana Gabaldon são longas, mas estão recheadas de ação.  Neste livro vamos ter cenas fortes e indicadas para maiores, tanto em termos de violência como em cenas de sexo. As cenas picantes não são apelativas como os outros livros, mas ocorrem como uma consequência da história. A química entre os protagonistas esta cada vez melhor e de uma maneira fascinante que só a autora sabe de como nos prender do início ao fim.
Achei este livro muito parado, um das razões são as suas  descrições dos ambientes, achei que a autora poderia ter retirado algumas partes do livro de modo a reduzir o seu elevado numero de paginas, mas mesmo assim grande e parado não deixou me proporcionar uma leitura agradável e a saciar pelo próximo volume da serie  

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Resultado do Passatempo da "A Rapariga no Gelo" de Robert Bryndza



Durante 4 de Julho  e 15 de Julho de 2017 o blog saboreia os livros e a "Alma dos livros"estiveram a sortear um exemplar do livro  "A Rapariga no Gelo" de Robert Bryndza para ser o vencedor bastava responder correctamente as questões colocadas.


Qual o nome da protagonista da trama ? 
Erika Foster 

Complete a seguinte frase "Que segredos esconde ...." 
...um coração sem vida ?


A Vencedora foi :

Maria Alves



terça-feira, 4 de julho de 2017

Passatempo da "A Rapariga no Gelo" de Robert Bryndza


O blog Saboreia os livros juntamente com Alma dos Livros tem o prazer de estar a oferecer um exemplar  do livro "A Rapariga no Gelo" de Robert Bryndza. Mas para ser o vencedor terá e seguir todas as regras, acertando correctamente nas perguntas estipuladas no formulário.

Podem consultar aqui 




Regras do passatempo:
- Meter like na pagina do blog no facebook(aqui).
- Meter like na pagina do facebook da Alma dos Livros (aqui)
O passatempo começa hoje, dia 4 de Julho  e termina às 23.59h do dia 15 de Julho de 2017.
O participante vencedor será escolhido aleatoriamente;
O vencedor será contactado via e-mail;
Apenas poderão participar residentes em Portugal e só será permitida uma participação por residência.
O blogue e a editora não se responsabilizam pelo extravio de livros.


segunda-feira, 3 de julho de 2017

"A Rapariga no Gelo" de Robert Bryndza (Divulgação Alma dos Livros)




Disponível a partir de 23 Junho

Título Original: The Girl On Ice
Coleção: Detective Erika Foster 
Editor: Alma dos Livros
Páginas: 336
ISBN: 9789899970588 
Preço: 18,95€

Sinopse:
Quando um rapaz descobre o corpo de uma mulher debaixo de uma espessa camada de gelo num parque do sul de Londres, a inspetora-chefe Erika Foster é imediatamente chamada para liderar a investigação. A vítima, uma jovem bela e rica da alta sociedade londrina, parecia ter a vida perfeita. No entanto, quando Erika começa a investigar o seu passado, vislumbra uma relação entre aquele homicídio e a morte de três prostitutas, encontradas estranguladas, com as mãos amarradas, abandonadas nas águas geladas de outros lagos de Londres.
A sua última investigação deu para o torto, e agora Erika tem a carreira presa por um fio. Ao mesmo tempo que luta contra os seus demónios pessoais, enfrenta um assassino altamente mortífero e que se aproxima tanto mais dela quanto mais próxima ela está de expor ao mundo toda a verdade. Conseguirá Erika apanhar o assassino antes de ele escolher a próxima vítima?

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Passatempo "Os Despojados" de Ursula K. Le Guin


O blog Saboreia os livros juntamente  com Saída de Emergência tem o prazer de estar a oferecer um exemplar um exemplar do livro "Os Despojados" de  Ursula K. Le Guin. Mas para ser o vencedor terá e seguir todas as regras, acertando correctamente nas perguntas estipuladas no formulário.

Podem consultar aqui e aqui
Regras do passatempo:
- Meter like na pagina do blog no facebook(aqui).
- Meter like na pagina do facebook da saída de emergência(aqui)
O passatempo começa hoje, dia 28 de Junho  e termina às 23.59h do dia 13 de Julho de 2017.
O participante vencedor será escolhido aleatoriamente;
O vencedor será contactado via e-mail;
Apenas poderão participar residentes em Portugal e só será permitida uma participação por residência.
O blogue e a editora não se responsabilizam pelo extravio de livros.


terça-feira, 27 de junho de 2017

Por Treze Razões de Jay Asher (Opinião)


Este foi dos poucos livros do qual só tive conhecimento após descobrir que iria ter uma adaptação televisiva. Quando peguei no livro e li a sinopse apercebi-me logo que ia ser um livro que não me ia deixar dormir até o terminar ou pior, adormecer e ser "aterrorizado" pela ânsia de terminar o livro (nisto refiro-me a terminar o livro no sonho e quando acordo descubro que inventei aquilo tudo).
Ao começar o livro fiquei logo vidrado com história. Clay Jensen é um jovem pacato e sossegado, que certo dia, ao chegar a casa depara-se com uma encomenda que continha uma caixa com sete cassetes audio (Sete lados A e Seis lados B gravados), e nessas cassetes estão as tais treze razões pela qual Hannah, uma colega da sua escola pôs fim a sua vida. Ao ouvir as cassetes Clay descobre que cada cassete pertence a uma pessoa conhecida e a essa pessoa pertence um motivo pelo qual ela se foi aproximando mais da sua decisão, e assim descobre que o seu nome poderá pertencer a uma das cassetes. 
Achei o enredo desta história bastante interessante e original, a narrativa do livro é contado por duas vozes, Hannah e Clay, e é nessas narrações que iremos descobrir a triste vida de Hannah e quais foram os acontecimentos que levaram esta a pôr fim a vida.
Li este livro de uma vez só, quando o terminei só queria ver a série televisiva para ver como teria sido a adaptação deste livro maravilhoso. Quando comecei a ver e vi o primeiro episódio da série fiquei feliz porque tinha somente algumas diferenças, mas nos episódios seguintes vi muitas diferenças e comecei a achar a serie um pouco chata e somente voltei a ganhar interesse na série nos episódios finais. 
Por Treze Razões é um livro que aborda temas pesados tais como abusos ,bullying, machismo e entre outros temas bastante controversos.

10/10

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Poder e Vingança de Jon Skovron (Opinião)



Poder e Vingança relata a história de vida de dois órfãos: Ruivo e Esperança Negra. Ruivo é um rapaz e ao tornar-se órfão é adotado por Sadie, uma das criminosas mais famosas do submundo. Esperança, por sua vez, é a única sobrevivente do massacre feito pelos biomontes na sua aldeia.
A partir desse momento, Ruivo e Esperança irão crescer. Ruivo aperfeiçoa o seu dom de roubar e torna-se um ladrão e vigarista, enquanto Esperança irá ser treinada por um mestre Vinchen para ser uma guerreira assassina.
Quando um pacto é feito entre os biomantes e alguns criminosos para governar as ruelas de Nova Laden, a vida de Esperança e  Ruivo irão se cruzar e eles irão tornar-se aliados.
Grande parte livro vai sempre ser contado por estas duas personagens interessantes, mas irá aparecer uma terceira personagem que nos irá deixar bastante intrigados com o que lhe poderá acontecer e essa personagem será capaz de tudo para ter o que lhe é negado.
Inicialmente, achei a história um pouco estranha, pois misturava fantasia com o ambiente vivido pelos piratas, tive muitas dificuldades em habituar-me as expressões utilizadas ao longo do livro, mas, por fim acabei por me habituar (e no fim do livro descobri o glossário das expressões).
Embora o livro tenha uma premissa muito interessante, deixou muito a desejar. O livro tem um enredo muito simples e não irá surpreender os leitores de forma alguma. Embora seja previsível, achei-o interessante e bom para passar o tempo quando nos sentimos aborrecidos.
Em suma, Poder e Vingança é um livro engraçado com um enredo simples que não traz nada de novo mas que não deixa de proporcionar um bom divertimento, e para não falar do fim do livro que deixou o leitor a desejar o próximo volume da trilogia.

6/10



segunda-feira, 19 de junho de 2017

Monstress - Despertar de MARJORIE LIU e SANA TAKEDA (Divulgação Saída de Emergência)


Disponível 7 Julho de 2017

Titulo original : Awakening
Coleção: Monstress  
Editor: saida de emergencia
Páginas: 208
ISBN: 9789897730627
Preço: 18,80€


Num mundo alternativo de beleza art déco inspirado na Ásia oriental, eis que nos chega uma história de coragem, vingança e compaixão…

Maika Meiolobo é uma adolescente que sobreviveu a uma guerra cataclísmica entre humanos e arcânicos, uma raça híbrida que descende dos Anciãos. Escravizada por bruxas inimigas que suspeitam dos seus poderes latentes,
Maika começa a desvendar o seu misterioso passado e, durante o processo, descobre que tem uma ligação psíquica com uma poderosa criatura de outro mundo.
Perante a opressão e o terrível perigo, Maika torna-se caçadora e presa, perseguida por aqueles que desejam usá-la, colocando-a no centro de uma guerra devastadora entre forças humanas e sobrenaturais. Enquanto isso, o monstro no seu interior começa a despertar...

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Nove Príncipes de Âmbar de Roger Zelazny (Opinião)


Corwin acorda numa cama de um hospital, sem memórias da sua existência passada.
Ele é um dos nove príncipes de Âmbar. 
Âmbar é o mundo real, no qual todos os outros, incluindo a própria terra, são apenas meras sombras.
Aos poucos, Corwin vai tendo recordações sobre acontecimentos anteriores da sua existência passada e vai descobrir que não é uma pessoa como as outras.
A série “As Crônicas de Âmbar” fez um grande sucesso nas décadas de 70 e 80, e influenciou muitos dos autores de fantasia de hoje em dia, tais como  Neil Gaiman, George R.R. Martin, entre outros. 
Contudo, esta primeira obra ainda não me conseguiu convencer. Tenho de admitir que tem alguns pontos positivos que me deixaram curioso para saber o que irá acontecer nos restantes volumes da série.
Acho que o que me não me agradou no livro foi a personagem principal, Corwin. Isto porque por vezes irritava-me profundamente ao ponto de lhe quer bater e noutras até conseguia redimir-se com certas atitudes.
Não gostei do mundo que foi criado por Roger Zelazny. Achei-o confuso e muito mal explicado. Podia ser o ponto forte do livro mas não foi, mas pelo que já li dizem que primeiro volume é somente a introdução ao mundo criado por ele. 
O livro tem muitos pontos fortes tais como: enredo, personagens, originalidade e mesmo com estes pontos a leitura foi-me bastante difícil. No entanto, no fim acabei por querer ler o próximo volume da saga. Agora é só esperar que a editora publique o restante volume da saga.


6/10


sexta-feira, 9 de junho de 2017

Os Despojados de URSULA K. LE GUIN (Divulgação Saída de emergência)


Disponível 2 Junho de 2017

Titulo original : The Dispossessed
Coleção: Hainish Cycle 
Editor: Saída de emergência 
Páginas: 336
ISBN: 9789897730566
Preço: 17,70€


A jornada de um homem em busca da reconciliação de dois mundos 

Em Anarres, um planeta conhecido pelas extensas áreas desérticas e habitado por uma comunidade proletária, vive Shevek, um físico brilhante que acaba de fazer uma descoberta científica que vai revolucionar a civilização interplanetária. No entanto, Shevek cedo se apercebe do ódio e desconfiança que isolam o seu povo do resto do universo, em especial, do planeta gémeo, Urras.
Em Urras, um planeta de recursos abundantes, impera um sistema capitalista que atrai Shevek, decidido a encontrar mais liberdade e tolerância. Mas a sua inocência começa a desaparecer perante a realidade amarga de estar a ser usado como peão num jogo político letal.
Que esperança e idealismo restam a Shevek, aprisionado entre dois mundos incapazes de ultrapassar as diferenças? E ao desafiar ambos os regimes políticos, conseguirá ele abrir caminho para os ventos da mudança?



O Portão das Almas de Lars Kepler (Divulgação Porto Editora)


Disponível 18 Junho de 2017

Titulo original : Playground
Coleção:Playground
Editor: Porto Editora
Páginas: 392
ISBN: 9789720048417
Preço: 17,70€


Jasmin é uma mulher soldado do exército sueco colocada no Kosovo que vive para o filho, Dante, cujo pai é um camarada de armas, um homem instável que tenta afogar os horrores da guerra em álcool e drogas. No Kosovo, Jasmin fica gravemente ferida e, durante a hospitalização, enquanto se encontra entre a vida e a morte, a sua alma parte para uma misteriosa e sobrelotada cidade portuária, um porto de almas, de onde os que morrem jamais regressarão. Mas Jasmin é forte e consegue escapar.

Dois anos após a sua primeira experiência na cidade dos mortos, um acidente rodoviário obriga Jasmin, desta feita acompanhada pelo filho, a regressar: todavia, só ela é que consegue escapar ao porto das almas. O caso de Dante, que está à espera de uma operação, é muito mais grave, e Jasmin não pode abandoná-lo à mercê da cidade misteriosa: a sua única opção é voltar, uma vez mais, e lutar por quem ama, num jogo terrível de vida e morte no qual é provável que saia derrotada.

sábado, 27 de maio de 2017

Autoridade de Jeff Vandermeer (Opinião)


Nem sei como dar opinião a este livro sem fazer spoilers ao volume anterior (Podem ver opinião aqui), mas vou dar o meu melhor para que isso não aconteça.
Autoridade é o segundo volume da trilogia Área X, uma estranha zona contaminada que está cercada por uma fronteira invisível e sem traços de qualquer civilização. Estes são dados que as  anteriores expedições foram deixando sob a autoridade de uma agência extremamente secreta que se julga esquecida.
Desta vez o protagonista é John Rodriguez, mais conhecido por Controle. Ele está encarregue do Comando Sul com a função de director, e está a tentar consertar tudo o que há de errado, desde o fracasso da  última expedição à 12 expedição que ocorreu no volume anterior  Aniquilação.
Depois de Aniquilação, onde  pensava que Jeff Vandermeer tinha mostrado ao leitor tudo sobre aquela "mundo" ele surpreende-me com este volume tornando ainda mais bizarro, misterioso e sinistro que o anterior. Este livro, mesmo dando algumas "respostas", deixa o leitor ainda mais confuso e intrigado, o que faz o leitor devorar as restantes páginas até ao final. Este é daquele tipo de livro em que nós criamos os nossos julgamentos,as nossas teorias e que no fim estão completamente erradas (digo isto porque sou o tipo de leitor que sempre que lê um livro suspense cria as teorias mais loucas e que muitas vezes acerta).
Infelizmente não gostei tanto como o anterior, a não ser os últimos capítulos que estão recheados de momentos de terror e de suspense e que me deram uma sensação sufocante que só terminou quando finalizei a leitura. Embora não chegue ao mesmo nível que o primeiro volume não deixou de ser uma leitura agradável e que vai deixar os leitor a desejar pelo terceiro e último volume.



7/10


sexta-feira, 26 de maio de 2017

A Química Dos Nossos Corações de Krystal Sutherland (Divulgação Porto Editora)

Disponível 1 de Junho de 2017

Titulo original : Our Chemical Hearts
Editor: Porto Editora
Páginas: 280
ISBN: 9789720048608
Preço: 15,50€
Podem ler as primeiras páginas aqui

Henry Page não esperava apaixonar-se. Considera-se um romântico, mas nunca viveu aquele momento em que o tempo para, a barriga se enche de borboletas e a música começa a tocar, sabe-se lá onde. Pelo menos, até ao momento. Então, conhece Grace Town, a esquiva nova colega de escola, que se veste com roupa de rapaz demasiado grande, apoia-se numa bengala, parece tomar banho poucas vezes e esconde segredos desconcertantes.
Não é bem a rapariga de sonho que Henry esperava, mas quando os dois são escolhidos para coordenar o jornal da escola, a química acontece. Depois de tantos anos a salvo do amor, Henry está prestes a descobrir como a vida pode seguir um caminho tortuoso e como, por vezes, os desvios são a parte mais interessante desse mesmo caminho. Uma estreia brilhante que equilibra humor e corações partidos, lembrando-nos de como o primeiro amor pode ser agridoce.