quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Factos Memoráveis da História de Portugal de Luís António de Almeida Macedo (Opinião)


Por norma não leio livros - não ficção, mas sempre que surge um livro sobre: Portugal, fantasmas, teorias da conspiração faço uma excepção e leio.
Este livro está composto por 51 factos da história do nosso país, alguns desses factos estão relacionados com as nossas conquistas, figuras históricas importantes, batalhas e entre outros. 
Por norma lia 3/4 factos por dia, são tão curtos que por vezes pareciam contos, sempre que estava a ler relembrava-me das minhas aulas de história. Alguns dos factos que mais gosto da nossa história estão incluídos neste livros, tais como, "D. Pedro e D. Inês ", "A Batalha de Aljubarrota", e entre outros.
Embora não seja um amante de história, este livro proporcionou-me uma leitura agradável e permitiu-me relembrar alguns dos acontecimentos e descobrir outros.
Em suma, "Factos Memoráveis da História de Portugal" é um livro que faz jus à nossa história e  certamente irá agradar aos amantes de história ou então alguém que queria saber algo mais.

6,5/10

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

"Carry On - A História de Simon Snow" de Rainbow Rowell (Opinião)


Rainbow Rowel foi-me recomendada diversas vezes, mas nenhum dos seus livros me agradava, até publicarem este. Alguns dos seus leitores disseram-me que, se quisesse começar a ler alguns livros dela, este seria uma óptima escolha. Foi então que decidir iniciar a leitura..
Simon Snow, é a personagem principal deste livro, grande parte  é narrado sobre o seu POV (Ponto de vista). Simon é brilhante, tem um sentido de humor único, sempre que o livro era narrado por ele eu não conseguia parar de rir.
O livro é iniciado com ele a regressar à escola, ao seu sétimo e último ano em Watford. Simon estranha Baz, que é o seu companheiro de quarto e também seu inimigo, ainda não tinha chegado e  já estava a começa a ficar preocupado e com uma pequena obsessão sobre a razão de Baz ainda não ter regressado. Todos na escola sabem que Simon é o escolhido para destruir Humdrum, mas será ele capaz de o destruir ?  
Este era um daqueles livros que conseguia estar uma tarde inteira a falar sobre ele, grande parte seriam elogios. A meu ver o único defeito que deste livro tem e que me irritou profundamente é repetição do nome Braz, diversas vez quando decorria o ponto de vista do Simon era qual coisa "Baz..Baz...Baz", tirando isso é um livro fabuloso.
Para quem não sabe "Carry On - A História de Simon Snow", uma fanfiction do Harry Potter, depois de ler este livro fiquei com uma vontade enorme de ler a saga inteira do Harry Potter, também para quem não sabe este tem a temática "LGBT".
"Carry On - A História de Simon Snow" é um livro fantástico que irá agradar miúdos, graúdos e até adultos. Devo dar os parabéns a editora por apostar num livros com a temática "LGBT" que em Portugal não muito usual.

7/10

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

sábado, 23 de dezembro de 2017

A Sombra da Noite de Robert Bryndza (Opinião)


Após ter terminado a leitura da "A Rapariga no Gelo"- opinião aqui - decidi dar uma espreitadela à sinopse deste livro. Devo diz que fiquei bastante intrigado, por isso iniciei a leitura e logo nas primeiras páginas, fiquei preso ao seu enredo e só o queria terminar.
Neste segundo livro, Erika irá tentar revolver uma série de crimes que estão a acontecer em Londres, mas desta vez as vítimas são homens, eles são encontrados com os braços presos e asfixiados, têm apenas estes detalhes em comum: solteiros, bem sucedidos e com um segredo.
Durante a investigação, Erika terá alguns problemas, mas nada a vai fazer parar. Durante a mesma, ela irá começar a receber mensagens e acaba por perceber que a sua própria vida pode estar em perigo.
Embora este livro siga as bases de um policial simples, achei-o superior ao seu antecessor, neste livro a ação é corrida, ao contraio do anterior, que era muito arrastado e chato. Nesta  história temos de tudo para intrigar o leitor; temos um assassino muito inteligente e calculista (que felizmente esta muito bem construído), uma infância destruída, vinganças, ódios, casamentos arruinados e entre outras coisas que iram prender o leitor da primeira a última página.
Depois de ter lido o  primeiro livro e de não me ter agradado, decidi dar a segunda oportunidade ao autor e agora pensado bem, ainda bem que o fiz, gostei tanto deste livro que estou a esperar ansiosamente que a editora "Alma dos livros" publique o terceiro volume. 
Em suma, "A Sombra da Noite" é um bom livro que felizmente é superior ao volume anterior, no meu ponto de vista o autor conseguiu aperfeiçoar o que falhou no livro anterior e isso tornou este livro melhor, o único ponto negativo deste livro é a revelação do assassino ter sido cedo de mais.  

7/10

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

A Rapariga no gelo de Robert Bryndza (Opinião)


Finalmente peguei no tão aclamado "The Girl In The Ice", publicado em Portugal com o título "A Rapariga no gelo". Quando li algumas opiniões a inglês sobre este livro, só li a dizer que era dos melhores livros já escritos, maravilhoso, fantástico, etc. Quando foi publicado em Portugal comecei a ler opiniões não tão favoráveis sobre o livro.
Antes de começar devo já dizer que adoro a capa e que agradeço a editora por não alterar, mas juro que não compreendo o contexto da mesma, dado que aparece um rosto de olhos fechados e a vitima é encontrada de olhos abertos.
"A Rapariga no gelo", inicia-se com o homicídio de uma jovem que mais tarde é  o seu corpo  num lago congelado, esse corpo pertence a Andrea Douglas-Brown, filha de uma conceituada família londrina . 
A Detective Erika Foster, ficou encarregue do caso de Andrea, a medida que começa a investigar o passado de Andrea, descobre que a sua vida não era tão perfeita como aparentava ser. No decorrer da investigação Erika vai tendo algumas teorias que para alguns não terá lógica, mas que para ela tem. Erika, também descobre que o homicídio de Andrea poderá estar ligado a morte de três prostitutas, seguindo as suas ideias para solucionar este crime Erika é capaz de tudo até colocar a sua vida em risco.
Depois de terminada a leitura, fiquei bastante desiludo com o livro, como já referi anteriormente li criticas negativas sobre o livro e mesmo assim tinha as expectativas altas, mas medida que ia lendo iam sendo destruídas.
 "A Rapariga no gelo " é um policial banal, cheio de clichés e com um final previsível, infelizmente este livro é mais do mesmo, o único dos pontos forte do livro é a fase final chega ser extremamente viciante.
Embora o livro não me tenho proporcionado uma leitura agradável, irei esperar pela leitura do "A Sombra da Noite" que é a continuação e saber se irei continuar ou desistir da serie.

5/10

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

O Fim da Inocência + O Fim da Inocência II de Francisco Salgueiro (Opinião)




Já não fazia uma opinião assim a uns bons anos, poderia te-la feito separadamente, pois são dois livros com historias separadas e que em momento algum se cruzam. No entanto, ambos os livros transmitiram à minha pessoa, a mesma reacção. Por isso, decidi fazer esta junção. 
"O Fim da Inocência" são dois livros que relatam o dia a dia de dois jovens, no primeiro temos a Inês e no segundo o Gonçalo, ambos com nomes fictícios.
Nestes dois livros vamos ver a vida destes adolescentes a cair num poço sem fim, isto tudo devido ao álcool, sexo, drogas, prostituição, jogos sexuais e entre outras coisas. Quando iniciei a leitura destes livros não esperava nada, mas logo nas primeiras páginas fiquei chocado com certos acontecimentos, mas outros nem tanto, pois já tinha conhecimento. Mas para quem anda a leste da vida dos adolescentes, este livro pode ser extremamente chocante.
Gostaria muito de ver estes livros no "Plano Nacional de Leitura" para mostrar aos jovens o que certas e determinadas atitudes podem causar nas suas vidas. Sei que existem livros com a mesma temática ou parecida, no tanto apenas li estes.
Francisco Salgueiro, conseguiu pegar nestas histórias reais e torna-las nuns livros de modo alertar os pais, os educadores, que os nosso jovens colocam a vida em risco sem terem noção das consequências. Depois de ter gostado da forma e como o autor abordou as histórias, irei sem dúvida seguir o escritor e esperar pelos próximos livros.
Sem dúvida que, estes livros serão inesquecíveis, infelizmente por razões menos boas, mas sim pelos seus acontecimentos chocantes e degradantes.

8/10