quarta-feira, 26 de abril de 2017

Cartas de amor aos mortos de Ava Dellaira (Opinião)



Uau! Adorei tanto este livro que nem por onde começar...
Li-o há uns dias e ainda não tenho palavras para descrever o quanto adorei o livro.
Este livro foge bastante aos meus gostos literários (não sei porquê mas ultimamente só quero ler livros deste género). Acho que o que mais me surpreendeu foi o livro ser tão realista, o que fez com que me apaixonasse pela história e pelo género em si (entretanto li mais livros do mesmo género).
O livro conta a história de Laurel, uma adolescente que recentemente perdeu a sua irmã May e que vive assombrada com essa perda. Assim sendo, Laurel decide mudar de escola para evitar que qualquer pessoa que conheça tenha pena dela devido a morte da sua irmã, começando, ou tentando começar uma “vida nova”.
Durante uma aula de inglês  Laurel recebe a tarefa de escrever uma carta a alguém que já tivesse morrido. Ela decidiu escrever a Kurt Cobain, pois era um dos cantores preferidos da sua irmã. Essa carta acaba por ser um desabafo tão profundo e intenso que ela não teve coragem de a entregar. Depois dessa carta ela decide escrever diversas outras cartas a mais pessoas que já tinham falecido e essas cartas acabam todas por ser um desabafo do seu dia a dia. Nas seguintes cartas ela ira contar como consegui fazer novas amizades, as suas aventuras, os seus amores e os problemas que surgem durante a adolescência.
Como já referi em cima adorei o livro, achei um livro brilhante e fiquei rendido a escrita da autora, "Cartas de amor aos mortos" foi o romance de estreia de Ava Dellaira e espero que não seja o último. Gostaria imenso de ver outros jovens a lê-lo e apreciá-lo tanto como eu.
Depois de ter terminado o livro fiquei com pena de não ter uma continuação, mas neste momento a única coisa que posso aguardar é a adaptação cinematográfica  deste livro ao qual estou bastante curioso.
9/10

segunda-feira, 24 de abril de 2017

O coração de Simon contra o Mundo de Becky Albertalli (Opinião)


Quando descobri que este livro ia ser publicado em português fiquei super entusiasmado, pois já tinha este livro na minha wishlist de livros para ler em inglês há já bastante tempo.
O livro fala sobre Simon Spier, um rapaz normal de 16 que é homossexual e tem vergonha de se assumir perante as pessoas porque não sabe como iriam reagir. Por essa mesma razão, criou uma "vida" secreta online onde assina com o nome de Jacques e troca email com um rapaz que também é homossexual e que assina sob o nome de Blue.
Tudo irá mudar para Simon quando ele se esquece de sair da sua conta de email num dos computadores da escola e um colega da escola consegue tirar fotografias à troca de emails de Simon e Blue, a partir desse momento ele começa a ser chantageado por esse colega que o avisa que se ele não fizer o que ele quiser, a troca de emails com Blue irá ser revelada. A partir desse momento ele não tem oura hipótese que não seja acatar as vontades do seu colega chantageador.
O livro é narrado por Simon e isso conferiu mais realismo à história. Os capítulos do livro são intercalados entre o ponto de vista do protagonista e alguns dos emails que escreve a Blue e as suas devidas respostas.
Para quem não sabe, este livro tem um bocadinho muito pequeno de mistério, pois Blue não é o nome verdadeiro de quem escreve os emails e a sua identidade só irá ser revelada nas últimas páginas do livro, e, confesso que me surpreendeu bastante.
Gostei bastante deste livro, é um livro que se lê num ápice e no fim ficamos a desejar uma continuação.
Embora ainda não tenhamos muitos livros publicados com a temática LGBT fiquei muito curioso para ler mais livros da mesma temática, pelo que se conhecerem algum deixem um comentário em baixo.
Em suma "O coração de Simon contra o Mundo" é um livro Fantástico! Não somente pelo facto de quebrar o tabu de “sair do armário” como também pelos laços da amizade, o apoio da família e o mais importante o sermos nós mesmos.
Depois da leitura deste livro só posso aguardar pela sua adaptação cinematográfica que se não estou em erro sairá em 2018, e vocês estão curiosos?
9/10

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Escrito na Água de Paula Hawkins (Divulgação TopSeller)


Disponível 2 Maio de 2017

Titulo original : Into the Water
Editor: TopSeller
Páginas: 384
ISBN: 9789898800886
Preço: 18,89€


CUIDADO COM AS ÁGUAS CALMAS. NÃO SABEMOS O QUE ESCONDEM NO FUNDO.

Nel vivia obcecada com as mortes no rio. O rio que atravessava aquela vila já levara a vida a demasiadas mulheres ao longo dos tempos, incluindo, recentemente, a melhor amiga da sua filha. Desde então, Nel vivia ainda mais determinada a encontrar respostas.
Agora, é ela que aparece morta. Sem vestígios de crime, tudo aponta para que Nel se tenha suicidado no rio. Mas poucos dias antes da sua morte, ela deixara uma mensagem à irmã, Jules, num tom de voz urgente e assustado. Estaria Nel a temer pela sua vida?
Que segredos escondem aquelas águas? Para descobrir a verdade, Jules ver-se-á forçada a enfrentar recordações e medos terríveis há muito submersos naquele rio de águas calmas, que a morte da irmã vem trazer à superfície.
Um livro profundamente original e surpreendente sobre as formas devastadoras que o passado encontra para voltar a assombrar-nos no presente. Paula Hawkins confirma, de forma triunfal, a sua mestria no entendimento dos instintos humanos, numa história com tanta ou maior intensidade do que A Rapariga no Comboio.

CRÍTICAS DE IMPRENSA :
«Um dos livros mais aguardados de 2017.»
Revista TIME

sábado, 15 de abril de 2017

Jardins da Lua de Steven Erikson (Opinião)



Ao iniciar este livro esperava que fosse um livro de fantasia normal, uma história simples que não iria requerer muita atenção, mas foi aí que me enganei. 
"Jardins da Lua" é um livro que requer mesmo muita atenção dos seus leitores, muito devido ao seu alto grau de complexidade. 
As primeiras páginas do livro foram muito difíceis de ler, tendo em conta a complexidade e, também, o seu ritmo ser lento. 
A história desenvolve-se devagar, mas mesmo assim o mundo envolvente é bastante interessante. E é aqui, que a história mais peca para mim; nada é explicado ao leitor, o que me deixou um pouco “à nora”, tive de estar diversas vezes aos pulos entre a parte em que estava a ler e a nota introdutória das personagens para entender o que estava acontecer e para "descobrir" certos elementos presentes na história. 
Steven Erikson criou uma história que é "viva", complexa e rica, passa-se num dos mundos completamente original (dos mais originais que já li). No entanto, é também um pouco confusa, tanto que por vezes, pode chegar a tornar-se cansativa. 
Como já referi (diversas vezes) este é um livro complicado e complexo, eu até posso dizer que é, sem sombra de dúvidas, o livro mais complicado que já li na minha vida, mas acho que isso é umas das coisas que torna este livro tão especial para além da sua história magistral. 
Confesso que embora o livro tenha uma história muito boa, um bom enredo, os seus desfechos sejam muito bons, o livro não me conseguiu cativar e acabei por achar um livro mediano mas que me deixou curioso para os restantes volumes.

6,7/10


sexta-feira, 14 de abril de 2017

Anne Bishop vem a Portugal !




Anne Bishop vem a Portugal !

Anne Bishop é a autora que estará presente na  1ª edição do Festival Bang!, que irá decorrer em Outubro!
Ainda não se sabe muita coisa sobre o festival Bang!, a não ser que iremos contar com apresentações de novidades exclusivas, venda de livros, merchandising e conversas com os leitores. Bem como contaremos com a presença de parceiros do fantástico, e muitas outras surpresas.
Para os interessados, no decorrer das próximas semanas, iremos ter mais novidades relacionadas com este evento no site deles, que podem consultar aqui



quinta-feira, 13 de abril de 2017

Resultado do Passatempo "Autoridade" de Jeff Vandermeer


Durante 26 de Fevereiro e termina às 23.59h do dia 17 de Março de 2017 o blog saboreia os livros e a "Saída de emergência "estiveram a sortear um exemplar do livro "Autoridade" de Jeff Vandermerr para ser o vencedor bastava responder correctamente as perguntas colocadas.


Em que Área decorre a ação do livro ?
Área X

Qual o nome do volume anterior ?
Aniquilação

A vencedora foi :

Maria de Lurdes Reis