terça-feira, 3 de novembro de 2015

A Mão Esquerda de Deus de Pedro Almeida Vieira(Divulgação Editorial Planeta)


Titulo original :A Mão Esquerda de Deus 
Páginas: 320
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896575373

Sinopse:

Um autor que é considerado uma das mais importantes vozes literárias da sua geração e que é claramente uma das mais reconhecidas no campo do romance histórico.

Este livro é baseado na fábula, por muitos aceite como verdade histórica, do falsário andaluz Alonso Pérez de Saavedra, que através de bulas forjadas terá passado por núncio apostólico e instituído em 1539, durante o reinado de D. João III, o Tribunal da Santa Inquisição em Portugal.

Finalista do Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d'Escritas, A Mão Esquerda de Deus é um romance poderoso e inesquecível
sobre a verdade e a mentira, uma história de amor e culpa e uma viagem intemporal ao mais fundo da natureza humana, numa época em que impera a intolerância e a desumanidade.


O QUE DIZ A CRÍTICA :

«Um dos mais talentosos escritores de ficção da sua geração.»
José Riço Direitinho

«Um deslumbrante romance histórico, uma narrativa encantatória. Muito bom.» 
Helena Vasconcelos, Storm Magazine

«Este escritor português já nos deu várias obras de fôlego e inesperadas pelo seu enquadramento histórico, profunda recriação de época e excepcional originalidade. Neste A Mão Esquerda de Deus, volta a surpreender.»
João Céu e Silva, NS

«Vou na quarta visita – desta feita salteada –, apenas pelo gosto de reler determinadas passagens, e, de cada vez que o reencontro, acontece dar por mim quase incrédula com a relativamente discreta recepção ao livro desde que foi publicado.» 
Luísa Mellid-Franco, Expresso

«Pedro Almeida Vieira (n. 1969) escreveu um romance inteligente e astuto em que, para além de outras questões, indaga a natureza da "verdade histórica" e, por consequência, também do poder da ficção.»
José Riço Direitinho, Ler


Traidores e Traições na História de Portugal de Sérgio Luís de Carvalho (Divulgação Editorial Planeta)



Titulo original :Traidores e Traições na História de Portugal 
Páginas: 176
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896577162


Desde Viriato e Sertório, passando pelas crises de independência – tão pródigas em traições, como aqui se mostra – até ao final da I Guerra Mundial, com a história de um soldado português executado por traição à Pátria...
Este livro fala de traidores. Mais concretamente de traidores portugueses. Como tal foram acusados de traição pelos poderes legítimos e, como tal, foram (eventualmente) julgados.
Mas isto é só metade da história. Se seguíssemos com rigor este princípio, homens tidos hoje como o paradigma da traição – Miguel de Vasconcelos, por exemplo – não poderiam ser analisados neste livro, enquanto outros, vistos hoje como heróis nacionais – o Mestre de Avis, D. Nuno Álvares Pereira ou D. João IV –, seriam considerados traidores.
Neste livro há homens de bem, há oportunistas, há homens de convicções, há malandros, há homens de fé, há pulhas. Todos traíram ou foram acusados de trair (justa ou injustamente).
Não são todos farinha do mesmo saco, apesar de estarem todos aqui no mesmo saco. Todos têm histórias algo trágicas e, por vezes, até, algo cómicas, todas garante de uma leitura deleitada.
Com a mestria, o rigor e o tom vivaz e irónico a que já nos habituou, Sérgio Luís de Carvalho volta a fazer história da História de Portugal, através do fulgor e fascínio que nos inspiram os grandes traidores aqui tratados.

Isto Não É Um Livro de Keri Smith (Divulgação Editorial Planeta)


Titulo original :This Is Not a Book
Páginas: 232
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896575373


Estás prestes a embarcar numa viagem.
Chegaste até esta página porque o objecto que agora tens nas mãos te espicaçou a curiosidade. Podes não saber exactamente o que é, mas é aí precisamente que bate o ponto.
Para o completares, ser-te-á pedido que faças um determinado número de coisas. Várias exigem o uso da imaginação.
Estarás à vontade para alterar esta viagem da maneira que entenderes.
Podes completar as tarefas no tempo que quiseres. O trabalho é teu.
Há alguns pontos que não deves esquecer:
1. CONFIA NA TUA IMAGINAÇÃO. ELA É A FONTE DE TODAS AS VERDADEIRAS VIAGENS.
2. AS COISAS NÃO SÃO SEMPRE O QUE PARECEM.
3. TUDO PODE ACONTECER.


O Misterioso Senhor G de Daniel Sánchez Pardos (Divulgação Editorial Planeta)



Titulo original : G (la novela de Gaudí)
Páginas: 488
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896576684

Outubro de 1874, Gabriel Camarasa regressa com a família a Barcelona após vários anos de exílio em Londres. No primeiro dia de aulas na Escuela de Arquitectura de la Lonja, conhece um jovem do segundo ano: Antoni Gaudí. Este é um enigma para Camarasa, pois possui conhecimentos de arquitectura muito superiores para um estudante da sua idade. Interessam-lhe os assuntos esotéricos, botânica oculta e fotografia, além de manter vários contactos no submundo de Barcelona, onde leva a cabo uma lucrativa e misteriosa actividade. Gaudí é também, ou acredita sê-lo, uma mente dedutiva de primeira ordem. Quando a aprazível vida de ambos os estudantes se altera devido a um assassínio e a uma obscura conspiração de consequências imprevisíveis, todas as capacidades do jovem Gaudí são postas à prova.


segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Insónia de J.R.Johansson (Opinião)


Este livro já se encontrava a algum tempo na minha wishlist, mas como não tinha ouvido falar muito do livro decidi ir adiando a compra, quando vi que ai ser editado na língua de Camões decidi dar uma oportunidade ao livro a qual não me arrependo nada.
A estória deste livro é contada da perspetiva de Parker Chipp, um jovem rapaz de dezasseis anos que não dorme a 4 anos devido a ele ser um observador , para quem não sabe um observador é uma pessoa que consegue entrar nos sonhos das outras pessoas e assistir a tudo o que se passa lá, devido a esse dom Parker não consegue descansar.
Parker vive com a sua mãe depois do sei pai tê-lo abandonado sem dar qualquer explicação, então desde ai o dom de Parker aumenta. Quando de repente aparece uma misteriosa rapariga chamada Mia, Parker vai encontrar nos seus sonhos o que a muito procura,o descanso mas tudo isso acaba quando Mia começa a ser ameaça por alguém, ao mesmo tempo que Mia é ameaçada, Parker começa a sentir-se estranho e a cada dia que passa perde noção das coisas que vai fazendo, depois destes acontecimentos estranhos Parker começa a duvidar da sua sanidade mental.
Será Parker consegue descobrir quem anda a ameaçar Mia?? Ou será que depois de estar tanto tempo sem dormir acabou por enlouqueceu?
Insónia inicia a trilogia The Nightwalkers,que é composta por Insónia,Paranóia e Mania , mas somente o primeiro esta traduzido para português, espero ansiosamente pelos restantes volumes da coleção, embora este seja o primeiro volume da trilogia o livro demonstrou que pode ser o inicio de uma das melhor trilogia de sempre.
Em suma é um livro bastante interessante que penso que pode cativar o público mais novo , pois o livro as vezes chegou a ser bastante assustador.


10/10